quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Petróleo Bruto



Petróleo bruto é o termo para o óleo não processado. Ele também é conhecido apenas como petróleo. O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. Os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores diferentes, de claros a negro, assim como viscosidades diferentes, que podem ser semelhantes à água ou quase sólidas.


O petróleo bruto é o ponto de partida para muitas substâncias diferentes porque contém hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos são moléculas que contém hidrogênio e carbono e existem em diferentes tamanhos e estruturas, com cadeias ramificadas e não ramificadas e anéis.
Duas características são importantes nos hidrocarbonetos:


- eles contêm muita energia. O uso de muitos dos produtos derivados de petróleo bruto como a gasolina, óleo diesel, parafina sólida e assim por diante tiram vantagem desse tipo de energia;


- eles podem ter formas diferentes. O menor hidrocarboneto é o metano (CH4), um gás mais leve do que o ar. Cadeias mais longas contêm cinco carbonos ou mais e são líquidos, já as cadeias muito longas são sólidos, como a cera costumam ser. Ao ligar quimicamente cadeias de hidrocarbonetos artificialmente, obtemos vários produtos, que vão da borracha sintética até o náilon e ao plástico de potes para alimentos.


Produtos derivados do petróleo bruto

Para entender a diversidade contida no petróleo bruto e o motivo pelo qual o seu refino é tão importante, veja uma lista de produtos que obtemos a partir do petróleo bruto:

a) gás de petróleo: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos;
b) nafta: intermediário que irá passar por mais processamento para produzir gasolina;
c) gasolina: combustível de motores;
d) querosene: combustível para motores de jatos e tratores, além de ser material inicial para a fabricação de outros produtos;
e) gasóleo ou diesel destilado: usado como diesel e óleo combustível, além de ser um intermediário para fabricação de outros produtos;
f) óleo lubrificante: usado para óleo de motor, graxa e outros lubrificantes;
g) petróleo pesado ou óleo combustível: usado como combustível industrial, também serve como intermediário na fabricação de outros produtosh) resíduos: coque, asfalto, alcatrão, breu, ceras, além de ser material inicial para fabricação de outros produtos.

Processos Químicos no Meio Ambiente


Processos Químicos são reações que ocorrem no meio ambiente onde há quebra de moléculas e formação de novas espécies químicas. Essas reações podem ser naturais ou antrópicas (feitas pelo homem).
Com o crescimento acelerado da sociedade, aumenta cada vez mais a preocupação com o destino dos compostos químicos naturais e principalmente com o risco de exposição aos compostos criados pelo homem.
O conhecimento dos principais fundamentos da Química Ambiental torna a sociedade consciente em relação às questões ambientais e sociais que nos cercam e mais apta a participar na busca de soluções para esses problemas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Da Bauxita ao Alumínio








Terceiro mineral mais presente na crosta terrestre, a bauxita, uma mistura mineral com óxidos de alumínio, é indispensável para a produção de alumínio. Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor de bauxita, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
As maiores reservas brasileiras de bauxita estão localizadas na região Amazônica, principalmente no Pará, e na região de Poços de Caldas e Cataguases, em Minas Gerais.
Um dos fatores mais interessantes é que mesmo sendo a bauxita um dos minerais mais comuns na crosta terrestre, a produção do alumínio ou alumina só é economicamente viável quando se pode contar com depósitos de grandes volumes e de boa concentração de minério.
A bauxita é retirada a alumina que, por meio do processo de redução, é transformada em alumínio. A produção é constituída de uma serie de reações químicas. O mineral é formado através de processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição e pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 m.
Depois da transformação da bauxita em alumina e desta em alumínio, o produto passa a estar presente em todos os aspectos essenciais da vida humana. Do telhado da casa à lata de refrigerante, das janelas aos filmes e embalagens de plásticos e de alumínio, da pintura ao creme dental, do motor às rodas do carro.
No mercado interno, a maior parte do alumínio e seus produtos, segundo dados da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL), é aplicada nos segmentos de embalagem e transporte, seguida pelos segmentos de eletricidade, construção civil, bens de consumo, máquinas e equipamentos.




terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Robotica

Robotica
View SlideShare presentation or Upload your own.


Esse slide lhes mostram o que é a robotica, suas utilidades e seus avanço tecnologicos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

sábado, 1 de novembro de 2008

Excel, uma ferramenta util no dia a dia


O Microsoft Excel (Folha de Cálculo) aplicação dotada de grande importância, , é uma ferramenta poderosíssima para quem mais trabalha com números e cálculos desde os mais simples, aos mais complexos. Com grande versatilidade de uso tanto na área das matemáticas, como na da estatística e é claro em Quimica, passando pela área financeira e económica (de extrema importância e utilização nos dias de hoje), o Excel permitir-lhe-á a elaboração de mapas de cálculo trabalho com bases de dados e criação perfeita e rigorosa de gráficos, entre outras coisas, tudo de uma forma que promete ser rápida e extremamente fácil.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Química da Vida


No momento de criação desse blog procurei entender a definição da química e a importância dela em nossas vidas. E na primeira postagem do blog procurei relacionar e visualizar de uma outra forma a química, a nossa química como pessoa. Devemos trazer os conhecimentos sobre o tema para o nosso dia a dia, para o nosso “eu” interior.
A vida é recheada de varias reações e sempre trazendo junto diversos sentimentos como a alegria, tristeza, medo, amor, ódio, ansiedade e entre outros como se fosse uma ligação covalente.
E em alguns momentos da nossa vida é necessário, ver, analisar algo errado e balancear a equação, buscando o equilíbrio químico entre nos. A nossa mente e o coração deverá sempre ser uma cadeia aberta, onde você sempre terá o livre arbítrio de fazer e decidir o que quiseres, sem sufoco, cobranças (cadeia fechada). Em determinadas situações haverá várias dificuldades e proporções diferentes que irão querer decompor a nossa estrutura emocional... mas devemos aprender que com isso não podemos abalar diante das dificuldades.E que a ligação entre mente e coração seja um elo perfeito sendo muito difícil de ser quebrada e que nunca evapore, mas que sempre estejam bem unidos, no estado sólido! Como na reação de síntese ou adição... que a união dos mesmo que se reagem sempre formam um único produto: o meu "EU" interior!